Como dirigir um carro com câmbio automático e suas funcionalidades

Como dirigir um carro com câmbio automático e suas funcionalidades

Muitas pessoas ainda gostam dos câmbios manuais. Mas uma vez que você experimenta um carro com câmbio automático, você se apaixona.

Já dirigiu um carro com câmbio automático? É maravilhoso.

A maior vantagem dos veículos de transmissão automática é a comodidade, especialmente quando se trata de engarrafamentos.

Os carros automáticos estão se tornando cada vez mais popular, com o desenvolvimento dos países e os avançados tecnológicos dos carros, parece que a maioria dos veículos tem tido uma transição maior para câmbios automáticos.

Abaixo, nós trazemos uma análise dos detalhes que você precisa prestar atenção quando for dirigir um carro automático e suas funcionalidades!

Quer aprender a dirigir um carro automático?

dirigir um carro com câmbio automático

Se você está acostumado com o uso de uma transmissão manual, pode ser que no começo sinta-se meio confuso ao dirigir um carro automático. Você provavelmente vai entrar no vazio algumas vezes, até se acostumar com a falta do pedal de embreagem. No entanto, dirigir um carro automático, é extremamente simples.

O veículo automático não tem o pedal da embreagem, ele possui apenas o acelerador e o freio!

O veículo automático não tem o pedal da embreagem, ele possui apenas o acelerador e o freio!

Em vez de uma alavanca de câmbio manual, você tem um seletor de marchas para os estágios individuais da engrenagem no veículo automático.

Nem todos os carros têm a mesma caixa de câmbio automática. Mas de todos eles, o mais comum é o sistema dos PRNDs ou L. É uma alavanca de câmbio com quatro ou + posições. Dependendo da letra na qual a alavanca é colocada, um modo de condução é escolhido.

Veja as posições da alavanca do câmbio automático e seus significados:

posições da alavanca do câmbio automático e seus significados

P – Park: para estacionamento, recomendado para dar a partida e desligar o motor do automóvel.

R – Reverse:  a posição R é uma marcha “ré”

N – Neutral: o popular ponto morto. 

D – Drive: (marcha avante), a alavanca seletora é colocada na posição D durante a condução normal, e o carro pode mudar automaticamente entre 1 a 4 (ou 3). A posição D é a posição de condução mais comum.

S e L – Sport e Low: para deslocamento mais esportivo, nem todos os veículos automáticos tem estas opções. A transmissão automática está na faixa baixa da posição S ou L e pode ser usada em situações como rampas por exemplo.

Primeiro passo com um veículo automático?

Para ligar um carro automático, a alavanca do câmbio deve estar na posição P ou N!

Isso impede que o carro comece a andar.

Então mude a alavanca do câmbio para P ou N e ligue o carro.

Como começar a dirigir um carro automático?

Para dirigir, você precisa ajustar a alavanca do câmbio para D se for avançar ou para R, se quiser dar a ré.

No entanto, a alavanca do câmbio só pode ser movida para fora da posição P ou N com o pedal do freio pressionado, o que também é uma proteção contra o desligamento não intencional.

Se você tiver definido D ou R, tudo o que você precisa fazer é soltar o freio de mão, tirar o pé do freio e o carro começará a se mover lentamente.

Se você quiser acelerar rapidamente, você tem que empurrar o pedal do acelerador para o chão (kickdown). Isso fará com que a transmissão automática desloque uma ou até duas marchas para baixo e o carro acelere com força.

Como estacionar um carro automático?

Se você precisar estacionar um carro automático, segure o carro com o freio de pé e, em seguida, ajuste a alavanca do câmbio para P!

Na  sequência, puxe o freio de mão, retire a chave e engate o volante!

Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil

Confira o ranking dos modelos equipados com câmbios automáticos tradicionais ou CVT

Devido a popularização da transmissão automática, cada vez mais pessoas precisam aprender como usar e se aproveitar das facilidades.

E você, já escolheu o seu modelo preferido? Confira nosso estoque em www.catarinacarros.com.br e nos acompanhe no Instagram e Facebook.

Além disso, não deixe de conferir estes outros conteúdos!

Catarina Carros